16 junho, 2009

Programação iPhone: MacOSX Leopard e iPhoneSDK em Notebook Acer 3640

Estou tentando "brincar" um pouco com o desenvolvimento de aplicações para o iPhone. Assim, vou tentar descrever os passos até aqui desenvolvidos.

Primeiro, eu precisava ter uma máquina rodando um sistema MacOSX para a instalação do iPhone SDK/XCode. Como não tinha $$$ para adquirir um Mac novo, bem como, por se tratar apenas de diversão, não queria investir muito (ou nada :-D). Então tentei instalar o MacOSX Leopard no meu velho notebook acer 3640 (celeron 1.47, 1,5Gb Ram, Ati Xpress 200M.....).

Tentei versão para i386 como iPC, Ideneb, iATKOS, mas a única que obtive êxito foi com a Kalaway. Depois de me "bater" um pouco, consegui instalar o MacOSX... Como queria continuar com os outros sistemas operacionais, instalei um WindowsXP e um Debian GNU/Linux em outras partições, configurei tudo com o GRUB e pronto... agora meu note esta com os 3 sistemas operacionais.

Iniciei o Leopard e fui instalar o iPhone SDK. Ele reclamou da versão do sistema operacional e requereu a atualização (depois, descobri que poderia apenas alterar o arquivo "/System/Library/Coreservices/Systemversion.plist" para a versão desejada).

Pronto, Leopard + iPhoneSDK instalados... e agora?

Pois é, tentei entender como funciona o desenvolvimento para iPhone por conta própria, olhando alguns exemplos, mas logo desisti e procurei algum tutorial que pudesse ajudar.

Após olhar no site da apple e de diversas pesquisas no google, descobri o blog "Cocoa Is My Girlfriend". Segui o tutorial "http://www.cimgf.com/2008/10/01/cocoa-touch-tutorial-iphone-application-example/" e o vídeo "http://www.cimgf.com/videos/iphonetutorial/". E finalmente tinha alguma coisa, pelo menos digitada por mim, compilando e rodando no emulador.

O próximo passo é saber como colocar essa aplicação no iPhone... hehehe


Um comentário:

  1. Olá Dan,
    Queria tira uma duvida com voce a respeito de um post antigo la no forum do clube renault
    É sobre aquele chicote que voce comprou para ligar o radio antigo no clio novo, se puder entra la no forum que eu mandei uma mensagem privada com mais detalhes. Abraço

    ResponderExcluir